O VIOLONCELO

COMUNICADO AOS AMIGOS SEGUIDORES:
SEXO É UM PRODUTO DE CONSUMO,ESGOTOU-SE.
EM SEU LUGAR,FRAGMENTOS DO ACASO.
NARRATIVAS .
ESPERO QUE GOSTEM!



Admiro quem toca um instrumento, qualquer um.
Mais que admiração, tenho inveja. Assumo.
Adoraria ter aprendido música. 
Aprendi canto orfeônico e achei um saco, até porque não tenho voz nem volume prá cantar.
Minha voz está mais prá sussurrar do que prá trinar. De passarinho não tenho nada, sequer a afinação. Ficava lá, abrindo e fechando a boca, enganando as notas.
Aprendi um pouco de piano quando não devia, não tinha maturidade e nem foi minha escolha.
Hoje, percebo a oportunidade perdida. Acontece.
Tinha aulas em casa e, como não era o que queria, seduzia professora com todo tipo de elogios.
Elogiava suas mãos, pedia que ela tocasse prá mim, fazia cara de enlevo e ela se entusiasmava.
Eu tinha nove anos e já brincava de ator.
A professora, que devia ser uma pianista frustrada, tinha em mim a platéia que ela precisava e, sem saber, me apresentando aos clássicos, me fez gostar de Chopin, Mozart, Rachmaninoff, Tchaikowski, meu favorito. Despertou em mim outras possibilidades, outra sonoridade, me mostrou o adágio, o allegro e outras variações. 
Meus pais jogaram dinheiro fora, eu não saia das escalas, em compensação meu gosto musical ficou mais exigente, mais sofisticado, mais apurado.
Mas, ainda assim, não aprendi a ler música ou tocar o instrumento que queria: cello.
Meus queridos pais preferiram entulhar a sala com um piano a me dar um violoncelo.
Eles diziam que cello não era instrumento para crianças, que era pesado prá carregar e exigia força.
Pergunto: piano se carrega nas costas? É leve? Achamos piano em qualquer lugar? Preconceito!
E qual instrumento é mais sensual do que o cello?
É um instrumento que exige que você o abrace, que seu corpo encoste nele, que seus dedos o façam vibrar, que cobram  energia e, às vezes, suavidade. Seu som é grave, meio abafado, forte, potente. As pernas entreabertas envolvem, seguram e sentem a música reverberar pelo corpo. O rosto se encosta na madeira como que oferecendo o ouvido ao segredo. 
Quando tocado com arco, há que se ter delicadeza, cuidado prá não romper os fios do arco ou as cordas do cello.
O cello é a analogia perfeita do amar o outro, cuidar do outro, extrair do outro, com cuidado, seu melhor som. É o calor do aconchego, o prazer do toque, a repercussão do grave que vibra e quebra geleiras provocando avalanche.
É um instrumento para poucos, escolhidos por ele. Tenho prá mim que ele é sábio, se mistura a orquestra prá não chamar atenção sobre o seu poder de sedução, cello é um perigo!
Perigo prá quem ousar se aproximar, perigo prá quem tentar entrelaçar suas pernas nele e pretender domá-lo. 
Cello é prá pessoas que têm coragem de encarar a estiva que ele exige, de dedicar horas à perfeição, de se perder no abraço que ele cobra.
O corpo dói ao carregá-lo, cansa com o esforço que se faz prá tirar dele o prazer escondido nas cordas, sua de exaustão ao término da sinfonia.
Melhor parar por aqui, não sei mais se estou falando de violoncelo ou se já fui parar em outra dimensão.
Percebi, nesse instante, que o que eu queria era ser abraçado, ouvido, tocado, cuidado por alguém que conseguisse criar música em mim.
Cello, céu, eu violoncelo!
Rendo-me às evidências: o que eu queria, mesmo, era ser um violoncelo!

15 comentários:

  1. Paulo!
    Sou sua fã de carteirinha.
    Adorei o texto e nunca pensei nesse
    instrumento da forma descrita por vc.
    Eu adoro quando começo um novo
    projeto de blog
    é como se nossas forças
    fossem renovados.
    Uma historinha para eu não
    perder o costume.:
    Uma jovem foi proibida de
    dizer que gostava do som do
    instrumento sax, por seu pai pastor
    protestante tradicional
    achar ser o instrumento sax
    muito malicioso: sax X sexo? affff.

    Bjins querido.
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
  2. Reflexo d"Alma

    É assim mesmo que nós vemos a vida,pois, nos instrumentos de uma orquestra podem estar sim, a projeção das nossas mais ocultas vontades.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo,
    como sempre voce tem o dom de seduzir com seus textos, e explanar sobre o cello aqui, não foi diferente.
    Te juro que até eu fiquei com vontade de tocar um... Tenho paixão por música também e adoro piano, ha muitos nomes atuais geniais acredite e é com o violino que sinto uma vibração intensa, pois está próximo ao ouvido e parece sempre sussurrar algum segredo de encantar.
    Deixo-te duas das minhas preferidas, o meu youtube está lotado
    Abração meu amigo.
    Ps. Te espero na Bienal para meu lançamento ok.
    https://www.youtube.com/watch?v=y148mBPmDr4&list=LLAXqXGUCjJ6mBPgLvxrbNtw&index=67
    https://www.youtube.com/watch?v=bZ_BoOlAXyk&index=9&list=LLAXqXGUCjJ6mBPgLvxrbNtw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUERREIRA XUE,

      a sedução está na sua vontade de deixar-e elogiar-me sempre e nunca poupar-me belas palavras que as recebo como de incentivo!

      Obrigado.

      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Admiro muito quem sabe escrever assim, aproveitei cada letra, foi mesmo um grande prazer ler-te.
    Sempre é um grande prazer. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENIDE,

      bom saber que você gostou e sorveu o quanto pode o que aqui escrito,tentou exatamente isso, agradar vocês.

      Um abração carioca.

      Excluir
  5. Intriga-me a sua versatilidade. Adorei o texto sobre o violoncelo. Se tivesse um, eu te mandaria... e virei aqui sempre que possível.
    Beijos,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RENATA,

      você sempre carregando este imenso cesto de bondades que caracterizam seus comentários.Obrigado!

      Nem precisa pensar em presentes,em violoncelo, basta que continue preenchendo com sua presença este nosso canto, então creia eu teria toda uma orquestra à minha disposição.

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Eu penso que em causa está o seu desejo enorme de ser um violoncelo
    E ser tocado nos acordes por mãos delicadas
    e encostar seu peito a quem o toca

    "Pois você não deseja o violoncelo

    Mas deseja ser Violoncelo!...

    E eu gostei desse dizer que parece uma coisa
    e é outra bem diferente !

    Assim eu sinto
    Assim eu vejo!

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  7. MARIA LUISA ADÃES,

    ser tocado por mãos delicadas é uma exigência que qualquer instrumento musical deseja .

    Se é assim com coisas inanimadas, imagine com seres humanos.

    Sentiu certo,viu mais ainda!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, bonito espaço e textos muito interessantes. Quanto ao violoncelo, acho que todos desejamos ser tocados assim: tocados e também sentidos... Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. sub helena,

    as virtudes merecem àqueles que as valorizam. Se você as valoriza...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulo.

    E lindo o violoncelo. Parece ter sido criado para aconchego dos que se dedicam a ele.
    Eu porem, alem de compor, toco um pouco de alguns instrumentos e o piano tb me fez amar música clássica! Mas o meu forte mesmo é o violao que tambem conquista calientes abraços. Até ja versei para o meu... Somos apenas um quando nos tocamos. A musica é a cumplicidade de nossa sintonia.
    E voce, como sempre encantador com seu jeito único de escrever.
    Parabens e sucesso no novo e agradável tema!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LU,

      dentre tantos os encantamentos da vida, o instrumental nos faz ficar mais perto dos nossos sentimentos e exatamente, porque eles assumem a nossa sonoridade,os nossos melhores tons,as mais melodiosas formas de nos entendermos com a própria vida que dele tiramos.

      Os instrumentos musicais são a extensão das possibilidades que, todos nós podemos ter, para ficarmos mais perto das nossas próprias harmonias interiores.

      Um abração carioca

      Excluir